Tudo começou por mera brincadeira em 1964, com o destino de participar em festivais de folclore, entre os Lugares da freguesia de São João de Ver, com o objectivo de angariação de fundos para a construção da nova Igreja Paroquial.
O nome, “As Violetas de Gondufe”, tem a sua razão no facto de cada Lugar que participasse no concurso ter que denominar o seu Rancho com o nome de uma flor.
Em 1981, algumas pessoas de Gondufe, considerando muito importante que o seu lugar marcasse novamente presença no festival entre Lugares na Paróquia, recomeça a actividade das “Violetas de Gondufe”. Porém, esse grupo de pessoas, bem intencionais, nunca conseguiu levar esse projecto avante, entregando a responsabilidade à pessoa que viria a ser o seu fundador.
Em 3 de Novembro de 1981 (data do primeiro encontro), começaram a ensaiar algumas danças e cantares. A primeira actuação foi em 27 de Dezembro de 1981 (data considerada da fundação).
No inicio de 1984, já com algumas actuações dentro e fora do concelho, foi gravado o primeiro trabalho em cassete comercial.
No dia 10 de Maio, “As Violetas de Gondufe”, são inscritas na INATEL.
A partir de fins de 1984, animados com tais experiências e contando com um número cada vez maior de entusiastas pelo desenvolvimento de tais actividades, e embora com alguns dissabores de representatividade que entretanto surgiram, decidiram tornar uma “mera brincadeira” em algo muito sério, abordando pela primeira vez a Federação do Folclore Português. De acordo com instruções desta, foi iniciado um trabalho de pesquisa da vida, em São João de Ver, foi gravada a segunda cassete comercial.
Em 13 de Novembro de 1986, devido a uma recolha de opiniões, tornou-se incompatível, continuar com o mesmo nome, mudando a denominação para Grupo Folclórico “As Lavradeiras de São João de Ver”.
Em 28 de Novembro de 1987, O Grupo Folclórico “As Lavradeiras de São João de Ver”, juntamente com mais 4 prestigiadas Associações do concelho tornam-se sócios fundadores da Federação das Colectividades de Cultura e Recreio de Concelho de Santa Maria da Feira.
©2018 · IDStudies · Todos os direitos reservados