Movimento Sócio Caritativo

O Movimento Sócio Caritativo, surgiu em Abril de 2008, numa iniciativa do Padre António, que pretendia assim dar resposta a alguns problemas sociais da freguesia, minimizando-os. Formado inicialmente com cerca de 40 pessoas, ao longo destes anos foi sofrendo algumas alterações com entrada e saída de algumas pessoas e actualmente são cerca de 30, com idades compreendidas entre os 35 e 75 anos.
Prezam o rigor e seriedade do trabalho que desenvolvem e por isso mesmo têm um tesoureiro que regista todos os movimentos dos meios monetários e presta contas anualmente. Têm ainda uma secretária que regista em ata tudo o que se passa e se decide nas reuniões, que ocorrem mensalmente na capela de S. Bento. A nível financeiro, o grupo financia-se apenas com as coletas que realiza no final de cada reunião, as ofertas que lhes vão chegando e as receitas das feirinhas sociais, não sendo apoiado por qualquer tipo de financiamento externo.

Ao longo destes anos, foram várias as atividades desenvolvidas, no entanto as mais frequentes foram as seguintes:

DIA DO DOENTE E DO IDOSO
Embora esteja aberto à Comunidade Cristã, todos os anos, em Julho, convidam todos as pessoas a partir dos 80 anos a estarem presentes numa Celebração Eucarística seguida de convívio. É neste dia, que dedicam o carinho e admiração àqueles que nos precederam e que continuam a testemunhar a sua fidelidade à Igreja.

RECOLHAS ALIMENTARES
Acontecem três recolhas na Comunidade por ano e junto do cartório existe um recipiente onde se podem colocar durante o ano alimentos e roupas doadas. Também acontecem 2 a 3 recolhas por ano nas grandes superfícies. Depois de um levantamento e registo dos produtos angariados são levados para o banco alimentar.

BANCO ALIMENTAR
Existe na Paróquia um banco alimentar destinado a suavizar as dificuldades das famílias. Com um cabaz o orçamento familiar torna-se mais estável. É também uma estratégia para melhor perceber as dificuldades a vários níveis da pessoa desfavorecida que tantas vezes cria defesas resistindo a outra forma de ajuda. Sempre que se entrega um cabaz é preenchida uma ficha onde se regista os alimentos entregues.

INTERVENÇÕES
São várias as intervenções que têm levado a cabo ao longo destes anos, principalmente a nível das condições habitacionais, onde assistimos muitas vezes a uma ausência de dignidade e respeito da condição humana.

CEIA SOLIDÁRIA
Todos os anos em Dezembro realizam este convívio. Este momento não é mais do que reunir condições para em conjunto criarem uma relação de fraternidade e proximidade da pessoa excluída na nossa terra.

FEIRAS SOCIAIS
É uma actividade que também decorre na capela de S. Bento. Na segunda quarta-feira de cada mês, dão possibilidade às pessoas com fracos recursos, de adquirirem a custo simbólico, roupas, mobília, louça etc. Com o dinheiro conseguido custeiam as despesas nas várias acções caritativas que o grupo suporta e desenvolve.

DIA MUNDIAL DO DOENTE
No dia 11 de Fevereiro a Igreja celebra e dedica este dia aos doentes mais gravemente atingidos pelas doenças. Também e em colaboração com as catequeses fazem cerca de 100 visitas a doentes acamados e de mobilidade reduzida, levando as suas presenças e deixando também uma mensagem de esperança um miminho feito com carinho por todos os membros.